Como forma de assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que este ano se desenvolveu sob o tema “Património e Clima”, o município de Alvaiázere organizou, durante o dia de ontem, 18 de abril, atividades de limpeza do território e do património alvaiazerenses.
Estas ações de limpeza e de (re)descoberta do património decorreram em lugares emblemáticos do concelho e pretenderam consciencializar e sensibilizar a comunidade para a relação existente entre a preservação do património material e natural, e as alterações climáticas. Um dos locais visitados e que tem vindo a sofrer com as alterações climáticas foi a nascente do Olho do Tordo, facto que foi possível observar no imediato: tradicionalmente, neste local e nesta altura do ano, a água seria abundante; presentemente, o poço de onde deveria brotar a água, está seco.
A ação de limpeza culminou com cerca de meia tonelada de lixo recolhido da natureza, um contributo importante para a educação climática da comunidade, bem como para a preservação patrimonial.