O Pacto dos Autarcas é uma parceria entre a Direcção Geral da Energia e dos Transportes da Comissão Europeia e a Associação Nacional de Municípios Portugueses, de modo a envolver os Municípios Europeus para conjuntamente atingirem os objectivos da política da União Europeia de redução das emissões de CO2 através do aumento da eficiência energética e de meios de produção e uso de energia mais limpos, isto é, envolver as localidades a participar nos objectivos Europeus de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em 20%, até 2020.
Ao subscrever o Pacto de Autarcas para o Clima, o Município de Alvaiázere assume formalmente o seu compromisso para lutar contra as alterações climáticas e se possível ir além das metas estabelecidas pela União Europeia em matéria de energia e clima.
O Município de Alvaiázere compromete-se a reduzir em 20% relativamente a 2008 (ano base para o calculo das emissões) as suas emissões de gases com efeito de estufa.
As emissões de CO2 obtidas para o ano base considerado foram de 30.981,26 tCO2 (4,02 t CO2/hab), assim pretende-se uma redução de 6.196,25 tCO2 relativamente a esse ano.
Este Plano de Acção para a Energia Sustentável de Alvaiázere é o documento – chave do projecto do «Pacto de Autarcas» que faz uma caracterização do município e simultaneamente apresenta a estratégia de redução de emissões.
O Plano define ainda as actividades e formas de monitorização assim como as responsabilidades atribuídas.
A Câmara Municipal de Alvaiázere pretende com este documento demonstrar o seu desempenho como:
- Consumidor exemplar no município;
- Modelo de boas práticas a seguir pelos cidadãos;
- Planeador e regulador da dinâmica municipal;
- Produtor e fornecedor dos serviços e bens públicos necessários à comunidade;
- Elemento dinâmico do desenvolvimento sustentável de toda a região;
O texto completo do Pacto dos Autarcas com todos os compromissos e objectivos, pode ser encontrado aqui.
Consulte aqui o Plano de Acção para a Energia Sustentável do Município de Alvaiázere