Alvaiázere aposta mais uma vez nas energias renováveis
O Município de Alvaiázere investiu ultimamente mais 20.000 euros na instalação de uma unidade de microgeração fotovoltaica na cobertura do Edifício Municipal - Multiusos de Maçãs de D. Maria - com o objetivo de reduzir os custos energéticos e a emissão de CO2, aproveitando dessa forma a energia solar térmica para aquecimento das águas.
Este investimento na microgeração permite diminuir a fatura energética dos edifícios públicos, pois, logo que a unidade seja ligada à rede elétrica nacional é iniciado o processo de produção de eletricidade que é vendida à EDP.
A introdução deste conceito de energia pretende mostrar a importância do desenvolvimento sustentável servindo de exemplo de boas práticas a seguir pelos cidadãos e principalmente sensibilizar os mais jovens para o valor das energias renováveis e da sustentabilidade ecológica.
Assim o retorno deste investimento ocorrerá a curto prazo, tendo em conta que parte substancial do mesmo será facilmente recuperado, contribuindo assim para fornecer de forma sustentável um bem público e diminuir a despesa da Câmara Municipal.