Capela de Nª Senhora dos Covões
A Capela de Nossa Senhora dos Covões (de «covão»: cova grande) está implantada no sopé da serra de Alvaiázere e celebra a lenda da lapa da Senhora da Memória. Por estrada ou subindo por uma longa escadaria chega-se à ermida que evoca a aparição de Nossa Senhora, ocorrida, diz-se, no século XV na lapa situada ao lado da capela, também ela convertida em pequeno templo. A devoção cresceu e no século XVII era um dos santuários marianos mais concorridos na região. Hoje é um espaço de tranquilidade, com a sua festa anual no primeiro domingo de maio. Sendo um local propício à meditação e ao recolhimento, as suas lendas despertam também o imaginário sobre este lugar.
Lapa da Senhora da Memória – as lendas
Duas lendas envolvem a imagem Senhora da Memória que dizem ter aqui aparecido. Uma conta que um cristão cativo de mouros despertou, certo dia, na lapa e tendo diante de si a Senhora. Em sinal de gratidão, colocou aos seus pés a corrente de ferro que o prendia e ainda hoje lá se encontra.
A outra lenda conta que a imagem foi encontrada na gruta por uma pastorinha que andava com o seu rebanho. Achando a imagem tão bela, decidiu levá-la para casa, mas ela desaparecia e era sempre encontrada na gruta. O milagre espalhou-se de tal forma pela freguesia que ficou conhecido como o milagre ou aparição da Nossa Senhora dos Covões.