Realizou-se, no passado dia 2 de abril, uma dinâmica com recursos inclusivos à exposição “A figura da mulher na arte/Mulheres autoras”, do coleccionador J.L.M.
Um grupo de utentes do CACI usufruiu de uma experiência envolvente que permitiu estimular os sentidos e a criatividade, conectando-os de forma mais profunda com o ambiente que os envolve. Em termos metodológicos os participantes foram convidados a explorar as obras patentes na exposição e, após uma observação detalhada, foi-lhes permitido fazer recriações originais de uma ou mais obras de arte à sua escolha.
Entre os dias 09 e 12 de abril, no âmbito da iniciativa “Diálogo(s) entre dois tempos”, os utentes das IPSS’S do concelho de Alvaiázere participaram em várias sessões em torno de meio século de história do 25 de abril. Após a visita à exposição “25 de abril – 50 anos de história” (que exibe numa linha cronológica jornais, livros, fotografias e testemunhos que ilustram os momentos mais marcantes desse evento histórico), promoveu-se uma partilha de saberes sobre o país que Portugal era antes do 25 de abril de 1974, sobre o que aconteceu nesse dia e sobre as consequências sociais desencadeadas pela “revolução dos cravos”.
No âmbito do projecto “Viagens pela minha terra”, decorreu no dia 24 de abril, o atelier “Alvaiázere nos anos 70” com as crianças da creche de Santa Cecília.
A actividade começou com uma visita à exposição temporária “25 de abril – 50 anos de história”, onde as crianças tiveram a oportunidade de explorar o interior de uma habitação dos anos 70 de uma família de classe média do concelho de Alvaiázere.
Após a visita, o grupo deslocou-se ao exterior do museu e fez uma pequena intervenção na horta pedagógica em homenagem às tradições agrícolas do concelho de Alvaiázere.
O Município de Alvaiázere, através do Museu Municipal, tem procurado desenvolver um conjunto de estratégias que promovem a inclusão e fomentam a acessibilidade para todos.