18 de abril: Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
Este ano, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi subordinado ao tema “Catástrofes e Conflitos à luz da Carta de Veneza”. A Carta de Veneza é um dos documentos básicos da conservação patrimonial. Este tópico convida então a uma reflexão sobre o património cultural partilhado, numa época em que o mundo enfrenta uma crise climática, bem como um número crescente de catástrofes naturais e conflitos armados, que levam à destruição de bens culturais, de sítios arqueológicos e à deslocação em massa de populações.
O município de Alvaiázere assinalou esta data com duas actividades educativas distintas. A primeira foi dedicada aos alunos da Universidade Sénior e decorreu na freguesia de Pussos São Pedro, em Cabaços, numa conversa gerada em torno da importância da preservação da memória colectiva das comunidades.
O segundo momento consistiu numa visita de duas turmas do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere à antiga “Igreja do Senhor Salvador do Mundo”, vulgo Igreja Velha de Almoster, que é um dos exemplos mais evidentes em Alvaiázere de um edifício que ao longo do tempo sofreu vários tipos de danos, incluindo um incêndio e o seu uso impróprio como armazém. Há poucos anos, o edifício foi reabilitado e reintegrado na comunidade, sendo agora testemunho de um projeto de arquitetura sustentável e de preservação da memória almosterense.