No âmbito da iniciativa “Diálogo(s) entre dois tempos” o Município de Alvaiázere dinamizou no mês de março mais um conjunto de sessões, para os utentes das IPSS’S do concelho de Alvaiázere, vocacionadas para a democratização da cultura.
A partir do tema “A poda”, os vários intervenientes deram a conhecer técnicas ancestrais associadas à poda e à enxertia das árvores. Após a troca e partilha de histórias e saberes tradicionais os seniores puseram mãos à obra, coadjuvados pela técnica responsável, e podaram oliveiras e videiras existentes na “quintinha” pedagógica do MMA.
Em dias de chuva as actividades foram adaptadas ao interior do Museu e procedeu-se à recolha dos saberes em torno da produção de rodinhas tradicionais; feitas as recolhas procedeu-se à execução de rodilhas de campo e de rodilhas de feiras/festas.
Os seniores são um grupo cada vez mais presente na sociedade, pelo que é cada vez mais urgente a realização de actividades, a partir das suas próprias memórias/experiências, que contribuam para uma melhoria da qualidade de vida e para um desenvolvimento local mais sustentável.