No âmbito do evento “Alvaiázere Capital do Chícharo”, o Município de Alvaiázere promoveu dois concursos abertos à população: o concurso “Ornamentação de janelas, varandas, montras e ruas da minha terra” e o concurso de “Ornamentação de Tasquinhas”. Em ambos os concursos o júri foi constituído por Bela Fernandes, Artur Silva, Rafael Simões, Elsa Lopes e Paula Ferreira, que visitaram e apreciaram as (re)criações a concurso.
O concurso relacionado com a ornamentação de tasquinhas pretendeu embelezar cada um dos espaços e melhor enquadrá-los na temática do evento. Consideraram-se a originalidade, a criatividade, o enquadramento no evento, a diversidade de materiais e a mensagem como critérios a ter em conta na avaliação. Os premiados foram os seguintes:
1º Associação de S. Pedro
2º Centro Cultural de Pussos
3º ASCRA
O concurso de ornamentação de janelas, varandas, montras e ruas, que decorreu entre os dias 6 e 9 de outubro de 2023, pretendeu contribuir para a educação da preservação de memórias, promovendo o adorno e o sentido estético das fachadas dos edifícios, ao mesmo tempo que se reiterou a importância do património cultural na história individual e coletiva da região.
Dessa forma, no dia 7 de outubro, o júri avaliou os trabalhos inscritos a concurso de acordo com os critérios previstos em regulamento: a originalidade, o enquadramento, a diversidade de materiais e a mensagem.
Assim, os 𝗽𝗿𝗲𝗺𝗶𝗮𝗱𝗼𝘀 foram:
𝗖𝗮𝘁𝗲𝗴𝗼𝗿𝗶𝗮 - 𝗝𝗔𝗡𝗘𝗟𝗔𝗦
1º ASCRA- Associação Social Cultural e Recreativa de Almoster
2º Maria Fátima Silva Marques Reis
𝗖𝗮𝘁𝗲𝗴𝗼𝗿𝗶𝗮 - 𝗩𝗔𝗥𝗔𝗡𝗗𝗔𝗦
1º Associação da Casa do Povo de Alvaiázere – Lar Residencial
2º Gabriela Brás Freitas
3º Maria Fátima Silva Marques Reis
𝗖𝗮𝘁𝗲𝗴𝗼𝗿𝗶𝗮 - 𝗠𝗢𝗡𝗧𝗥𝗔𝗦
1º C.A.C.I.
2º Café Gabriel
𝗖𝗮𝘁𝗲𝗴𝗼𝗿𝗶𝗮 - 𝗥𝗨𝗔𝗦
1º Filarmónica de Santa CECÍLIA
2º Maria Manuela Joaquim
3º C.A.C.I.