O Município de Alvaiázere afirma-se a nível nacional, vendo aprovada, com a melhor pontuação a nível nacional, a sua candidatura aos Bairros Comerciais Digitais de entre 168 candidaturas concorrentes.
Os Bairros Comerciais Digitais são um projeto dedicado à valorização do comércio e serviços, recuperando o conceito de urbanismo comercial para a vertente digital. É um projeto de digitalização avançada que combina múltiplos vetores de competitividade, físicos e digitais, pela incorporação de tecnologia, pela inovação das experiências de consumo.
A Autarquia ficou em 1º lugar a nível nacional na classificação final das candidaturas com mais mérito, representando um investimento de 692.759,00€ financiado em 504 167,36€.
No âmbito desta candidatura, será possível potenciar diversas temáticas, como a digitalização da experiência do consumo, a integração em soluções logísticas coletivas, a digitalização de infraestruturas adjacentes, a oferta em plataformas eletrónicas e a conetividade e harmonização urbanística.
Entre as diversas ações está previsto a instalação de mais postos wi-fi, com acesso gratuito; a criação de uma app/plataforma do bairro com Marketplace; soluções logísticas coletivas; gestão de tráfego, com sistemas de informação e digitalização do estacionamento; formação; indústria criativa e empreendedorismo ao serviço do comércio; sistemas de monitorização ambiental e cálculo de emissões de CO2 do bairro; criação da marca, identidade e sinalética do bairro; criação e implementação de um plano de marketing e comunicação digital coletivo; lançamento de campanhas de marketing; instalação de mupis; programa de concentração do comércio e redução dos espaços vazios; entre outras.
A implementação de um Bairro Comercial Digital terá impacto em diversas vertentes da Economia Local, ao nível da Digitalização, na Governação e gestão da informação, bem como no desenvolvimento sustentável. O intuito será sempre promover um maior volume de vendas, mais formação e conhecimentos no digital, maior produtividade e eficiência, mais comunicação e divulgação e mais cooperação e alinhamento entre comerciantes e restantes organismos locais. Estão abrangidos nesta fase mais de 30 estabelecimentos e comerciantes. De destacar que o Município de Alvaiázere foi o único concelho a apresentar esta candidatura para uma zona de comércio fora da sede de concelho, evidenciando a estratégica de descentralização de valorização do concelho como um todo.
O presente projeto pretende-se implementar na localidade de Cabaços, a qual é valorizada por clientes e comerciantes, sendo uma zona de fácil acessibilidade, grande concentração e diversidade de comércio e serviços, o que confere caraterísticas únicas e diferenciadoras a esta zona do concelho.
Asseguramos, assim, um importante objetivo de transição digital e valorização das atividades de comércio local deste centro urbano e do concelho.
Atrair visitantes e turistas é um objetivo estratégico que nos mobiliza. Colocar Alvaiázere no topo, assumindo-se um território referência no país é um designo que já tem provas.
Ter proatividade e sucesso na busca de financiamento para os nossos projetos, é fundamental para o desenvolvimento de Alvaiázere e estamos a alcançá-lo como nunca antes Alvaiázere conseguiu.