O Município de Alvaiázere, dinamizou no mês de Janeiro de 2023 cinco ateliers sobre o “saber fazer tradicional” da região, com as crianças do ensino pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere.
Estas iniciativas que se realizaram na sala dos Serviços Educativos do Museu procuraram, numa primeira fase, dar a conhecer aos mais novos as diferentes técnicas de bordados, de crochet, de tricô e de renda e que constituem o grupo de trabalhos de agulha que criam desenhos através da manipulação das fibras e que fazem parte, num passado recente, do tempo dos nossos antepassados.
Após a exploração dos diferentes trabalhos, concebidos em diferentes épocas no concelho de Alvaiázere, os petizes foram ensinados/conduzidos a produzirem os seus primeiros bordados. Para o efeito, entregou-se a cada criança um bastidor, um tecido quadrilet, uma agulha de plástico e lã de diferentes cores.
Num ambiente de curiosidade e excitação as crianças puseram “mãos à obra” e criaram/produziram peculiares desenhos criativos.
Esta actividade no âmbito da educação patrimonial não formal teve por objectivos a sensibilização dos mais novos para uma arte manual, com uma história milenar, que engloba uma pluralidade visual expressa em diversas modalidades e com finalidades múltiplas.