Durante a semana passada, o Município de Alvaiázere, através do Museu Municipal, desenvolveu um conjunto de sessões junto dos utentes dos lares do concelho, subordinadas ao tema "Encontros da nossa memória: usos e costumes tradicionais - pão tradicional".
Estas atividades consistiram na confeção de pão caseiro em forno de lenha, uma prática tão relevante e comum há algumas décadas atrás, e que hoje está relegada a quem dela faz profissão. O reavivar de memórias e o resgate de testemunhos são, por isso, muito importantes para a preservação do conhecimento e do saber-fazer tradicional. Além das conversas e do desenvolvimento sobre a temática, a equipa do MMA promoveu a participação ativa dos utentes nesta atividade, proposta que foi bem recebida pelo público-alvo.
Desta forma, o Museu Municipal de Alvaiázere reafirma-se como um museu aberto que atende à função do homem como indivíduo e como ser social. Com este tipo de iniciativas o MMA é palco de uma museologia socialmente responsável, inclusiva e participativa, adquirindo um papel especialmente relevante na preservação do património cultural não-material da região.