Atividades desenvolvidas pelo MMA em janeiro: Tradições com sabor
Conteúdo atualizado em27 de janeiro de 2025às 12:18
Passar para o Conteúdo Principal
![]()
Durante o mês de Janeiro, o Museu Municipal recebeu a visita dos utentes das IPSS’s do concelho de Alvaiázere, com vista ao desenvolvimento de uma atividade cujo enfoque são as tradições do dia de Reis.
No âmbito desta iniciativa, propôs-se a cada utente que relembrasse os “Cantares dos Reis” de antigamente, e falou-se das letras, das músicas, da indumentária e das oferendas associadas a essa tradição.
Ao mesmo tempo, os utentes foram convidados a “pôr as mãos na massa” e fazer uma das iguarias mais emblemáticas das festividades do Natal e do Ano Novo: um bolo-rainha saudável, que puderam degustar no final da atividade.
As atividades de educação patrimonial não-formal importam, sobretudo, no sentido de preservar as memórias e as experiências de épocas passadas, que contribuam para o resgate do património imaterial e para a revitalização de tradições, visando um desenvolvimento local mais sustentável.