Diário do Alvaiázere Capital do Chícharo 11/10/2019

VÍDEO RESUMO DE 11/10/2019

DIA 11 DE OUTUBRO

Começou mais uma edição do Alvaiázere Capital do Chícharo, evento que congrega a 39.º FAFIPA – Feira Agrícola, Florestal, Industrial, Pecuária e de Artesanato e o 17.º Festival Gastronómico do Chícharo.

Os discursos inaugurais couberam ao Sr. Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Álvaro Pinto Simões e à Sra. Presidente da Câmara Municipal, Arq.ª Célia Marques. A edilidade deu nota dos principais projectos do Município em matéria de desenvolvimento económico e reforçou a importância deste certame para a promoção dos recursos endógenos do concelho de Alvaiázere, fator inequívoco de desenvolvimento da economia local. Seguiu-se a visita oficial ao recinto e a todas as empresas, produtores, associações e demais instituição presentes no Alvaiázere Capital do Chícharo.

Por esta hora, era muita já a animação vivida no recinto, ao som da música tradicional da AMCR de Dornes e da performance de “Turistas transmontanas em terras de chícharo”.

Os aromas da boa gastronomia de Alvaiázere a todos abria o apetite e convidava à boa mesa. À escolha: o cardápio de sete associações do concelho e de nove restaurantes aderentes, a darem o seu melhor para bem servirem os muitos visitantes que acorriam ao recinto do “Alvaiázere Capital do Chícharo”.

Pela hora do jantar, um showcooking promovido pela Confraria do Chícharo, em parceria com a Confraria “Arroz das Lezírias”. O Chef convidado, José Maria Lino, preparou uma receita que juntou a leguminosa que é rei de Alvaiázere, com o cereal, que é rei das lezírias, o arroz.

O primeiro concerto da noite coube a Surma, antes do palco do “Chícharo” receber o rapper “Plutónio”. A seguir, os “P*ta da Loucura” fizeram jus ao nome, não deixando ninguém indiferente à animação que proporcionaram.

A esta hora, a boa disposição contagiante continua a dominar os muitos que ainda se encontram no recinto, e que por aqui permanecerão até que o dia volte a raiar.