XVIII Semana da Educação - 4 abril

O dia começou com música, a animar a “pequenada” das creches do concelho de Alvaiázere, que participou na oficina para bebés “Brincar com a música”,

realizada na Biblioteca Municipal, actividade planeada para potenciar o contacto desde cedo com as diversas manifestações artísticas, a noção rítmica e a sonoridade do mundo, através da música. Pelas 11:00, na Casa da Cultura, decorreu mais uma edição do workshop “Bem-me-quer, mal-me-quer: as duas faces do amor… violência no namoro”, para os alunos dos 10.º e 11.º anos de escolaridade, que pretendeu promover a equidade nas relações e combater o flagelo da violência no namoro. Pela mesma hora, os alunos do 3.º ciclo do ensino básico, competiam (de forma saudável), entre si, nas Olimpíadas desportivas, composta por quatro modalidades de atletismo: 100 metros, 400 metros, lançamento do peso e salto em comprimento. Porque parte do nosso futuro passa por sensibilizar e educar as gerações de hoje para a preservação do ambiente, no início da tarde, os Serviços Educativos do Museu Municipal promoveram um passeio e acção de limpeza ambiental com os alunos do 2.º ciclo do ensino básico, na Mata do Carrascal. Para promover a intergeracionalidade e o contacto com manifestações culturais diferentes, desta feita, pelas 15:00, os alunos da Universidade Sénior (US) assistiram ao filme Tempos Modernos, da Coleção Charlie Chaplin. E porque a dança é, em, si mesmo, uma das mais ancestrais formas de manifestação cultural, os alunos da US participaram numa aula de dança, ministrada pela “SoA dance studio”, de Coimbra. Desporto, cultura, educação cívica, patrimonial e ambiental, são palavras-chave que resumem o quarto dia da XVIII Semana da Educação, iniciativa promovida pelo Município de Alvaiázere que faculta à comunidade educativa, como bem se demonstra, um conjunto de actividades diferenciadoras e complementares aos currículos formativos.