XVIII Semana da Educação - 1abril

Começou ontem, dia 1 de Abril, a XVIII Edição da Semana da Educação, que se vai prolongar até ao próximo sábado, dia 6 de Abril.

Esta iniciativa configura um programa de actividades diversas, que visam contribuir para a formação integral das crianças e jovens do concelho, servindo como complemento aos conteúdos programáticos ministrados nas diversas disciplinas, fomentar o contacto entre os alunos dos vários estabelecimentos de ensino e a ligação da escola à comunidade Alvaiazerense. A abertura oficial, que contou com a presença da Sra. Presidente da Câmara Municipal, Arq.ª Célia Marques, e com os representantes dos estabelecimentos de ensino do concelho, decorreu, pelas 11:00, no Pavilhão Desportivo de Alvaiázere. No período da tarde, pelas 14:30, a Casa Municipal da Cultura acolheu o espectáculo teatral “P.U.D.I.M. – Alimentação saudável e património natural” pel’”O Rebento, da Companhia Cepa Torta”, destinado aos alunos do 2.º ciclo do ensino básico, e que visa aproximar as crianças em idade escolar dos principais conceitos relacionados com hábitos alimentares saudáveis de uma forma lúdica e descontraída, indo ao encontro das orientações seguidas pelo PNAS – Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável. Às 16:30, iniciaram duas actividades, destinadas a públicos distintos. Na Biblioteca Municipal, decorreu um workshop para os formandos do Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE) e para as costureiras do concelho, ministrado pela designer Paula Caria, subordinado ao tema “Têxteis artesanais e emprego no feminino, um olhar sobre a natureza transformada em arte”. Na Casa Municipal da Cultura teve lugar uma acção de sensibilização no âmbito da defesa da floresta contra incêndios, promovida pelo Gabinete Técnico Florestal, destinada aos alunos do 3.º ciclo do ensino básico. A terminar o primeiro dia de actividades, pelas 18:15, decorreu uma visita guiada à exposição patente na Biblioteca Municipal “O amor é azul”, resultante dos trabalhos produzidos no curso de educação e formação de adultos de modelista de vestuário do CEARTE, tendo-se entregue os certificados de formação aos formandos deste curso, bem como aos formandos do curso de condução de tractores.