Exposição têxtil do CEARTE: “O amor é azul”

Na biblioteca municipal de Alvaiázere decorre, de 18 de março a 06 de Abril, a exposição têxtil do CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, organizada com o apoio do Município de Alvaiázere, que pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 09h00 às 17h00 e sábados das 09h00 às 13h00, na Biblioteca Municipal de Alvaiázere.

Os modelos expostos resultam do trabalho desenvolvido pelo curso EFA de Modelista de Vestuário realizado no Polo do CEARTE em Cabaços. As formandas deste curso - Ana Rita Conceição Carvalho, Anabela Pontes dos Santos, Benilde Ribeiro Fernandes Rodrigues, Carla Sofia da Silva Jerónimo, Cláudia Sofia Gonçalves Medeiros Lourenço, Elisabete Gaspar Henriques Correia, Elisabete Rocha Ferreira, Maria de Fátima Cotrim dos Santos Marques, Maria Elisabete Maia Gomes, Maria Isabel Gomes das Neves Maia, Maria Isabel Simões Martins, Maria Manuela Martins de Oliveira e Rosa Maria da Conceição Rodrigues Ferreira, orientadas pela sua formadora – Esperança Santos e pela designer – Vânia João, desenvolveram uma coleção de 13 coordenados, executados em ganga, tirando partido das várias tonalidades dos azuis assim como das várias texturas do tecido. Tendo sempre presente o tema dos Lenços dos Namorados, foi dado um ar moderno e urbano, não deixando cair o lado romântico que envolve o tema dos afetos. Este trabalho visa o desenvolvimento da criatividade dos formandos a partir da gramática e das potencialidades de uma das produções artesanais mais representativas e conceituadas em Portugal - os Lenços de Namorados. Esta coleção desfilou no XVI Concurso Internacional de Criadores de Moda “Namorar Portugal”, tendo sido muito elogiada pela crítica. No dia 01 de abril, integrado na Semana de Educação de Alvaiázere, será feita uma visita guiada por todas as formandas, onde cada uma explicará o conceito e a técnica de execução do seu coordenado, bem como um ato público de entrega dos certificados aos cursos Modelista de Vestuário e de Licença de condução de Tratores.