Museu Municipal continua a promover ateliers educativos

De 14 a 23 de Janeiro de 2019 os Serviços Educativos do Museu Municipal de Alvaiázere dinamizaram mais um atelier (no âmbito do projeto “Aprendo a crescer – Jogos: Evolução dos jogos ao longo do tempo”) com as crianças a frequentar o Ensino Pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere.

Nesta actividade, os petizes foram convidados a assistir a uma encenação que os conduziu da Pré-história à Idade Média; após “um espectáculo de magia” (segundo as crianças) onde cores e movimentos remeteram os seus pensamentos para o mundo da fantasia, houve espaço para o diálogo e para as reflexões: “afinal, os puzzles e os «legos» não eram brinquedos antigos; os romanos tinham vários jogos; nos torneios medievais os participantes não se podiam magoar”; falou-se ainda de como é que eram as roupas, o que faziam no tempo de lazer, que instrumentos musicais já conheciam, como é que eram as festas nos castelos, entre outras. De seguida, todos os participantes foram incentivados a serem os protagonistas de um teatro romano. Assim desenvolveram, em grande grupo, um jogo de expressão dramática. Foram manhãs de muitos “uaus”, uma folha de jornal transformou-se num castelo, o pensamento ganhou forma, criaram, sentiram, exploraram e descobriram movimentos com a finalidade de transmitirem algo através do seu próprio corpo de forma expressiva, criativa e num ambiente imaginário. Em síntese as crianças através de improvisações exploraram e manipularam os elementos – corpo, espaço, energia, relação e pensamento remetendo para o período romano. Através destes ateliers, totalmente gratuitos, direccionados para a comunidade educativa, o Município de Alvaiázere continua a assumir-se como um importante veículo de promoção de cultura e de formação extracurricular para as crianças e jovens do concelho de Alvaiázere.