MUNICÍPIO DE ALVAIÁZERE CONTINUA A APOSTAR NA EDUCAÇÃO ENQUANTO MÓBIL DE DESENVOLVIMENTO LOCAL

Novos apoios socioeducativos para o ano letivo 2018/2019 implicam um significativo aumento do investimento municipal na área da educação A educação, para o Município de Alvaiázere, assume-se como essencial para o desenvolvimento e afirmação do território, até porque por essa via se dotam as crianças e jovens das necessárias ferramentas para enfrentarem os desafios da vida adulta/ativa.

Para além disso, considera-se essencial apoiar os agregados familiares nas despesas associadas à educação por forma a que sintam menos constrangimentos neste período de arranque letivo e durante todo o ano, ao mesmo tempo que se pretende que sintam o Município como um parceiro no processo de crescimento e educação dos seus educandos. A Digníssima Câmara Municipal, então, aprovou na sua reunião de 05 de setembro de 2018, sob proposta da Senhora Presidente e dos seus vereadores (como, de resto, previra no seu manifesto político, indo muito para além deste) os apoios socioeducativos para o ano letivo 2018/2019. Ainda que o acesso gratuito aos manuais escolares dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico já seja garantido pelo Ministério da educação, honrando o seu manifesto político, no qual se previa a intenção de assumir as despesas dos manuais escolares dos alunos dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, a Senhora Presidente propôs, tendo sido aprovado, conceder um apoio financeiro igual ao valor dos manuais do ano escolar frequentado por cada aluno (destes dois ciclos de ensino). Indo muito além das competências da Câmara Municipal e das intenções expressas no referido manifesto político, as refeições escolares dos alunos do Ensino Pré-escolar e do 1º CEB passam, este ano letivo, a ser gratuitas para todos os alunos, independentemente do escalão em que sejam integrados. As Atividades de Animação e de Apoio à Família, também destinadas aos alunos do ensino pré-escolar, nomeadamente o prolongamento de horário (entre as 15h30 e as 19h00, durante o período letivo), passarão a ser também gratuitas para a totalidade dos alunos que frequentam o ensino Pré-escolar, independentemente do seu escalão. Esta medida permite ir ao encontro das necessidades das famílias cujos horários de trabalho não são compatíveis com os horários da componente letiva e que não encontram facilmente resposta para esta necessidade na comunidade. Assim, passam a dispor, gratuitamente, de uma solução que garante a segurança e o bem estar das crianças que, pela sua tenra idade, carecem de cuidados e atenção especiais Porque o Município pretende efetivamente apoiar as famílias residentes no concelho e os jovens que confiam a sua educação às escolas deste concelho, ainda que fora do âmbito das competências e atribuições da câmara Municipal, este ano letivo duplicar-se-á o valor do apoio até agora disponibilizado aos alunos que frequentam o 3º Ciclo do Ensino Básico e o Ensino Secundário. Assim, no presente ano letivo, os alunos destes ciclos de Ensino inscritos no 2º escalão da Segurança Social passarão a receber um apoio no valor de 30,00€, enquanto que os que estiverem inscritos no 1º escalão passarão a ser apoiados no valor de 60,00€ para fazer face às múltiplas despesas que implicam o arranque de um novo ano escolar nestes ciclos de ensino. Para além destas medidas, manter-se-á o apoio para a realização de visitas de estudo e para a aquisição de material escolar para os alunos do 1º CEB (desde que inscritos no escalão 1 e 2 da Segurança Social), bem como a gratuitidade do transporte porta-a-porta dos alunos do Ensino pré-escolar e do 1º CEB e do transporte (nos circuitos de carreira pública) dos alunos dos 2º e 3º CEB. Os alunos que frequentam o Ensino secundário continuarão a ser, de acordo com o seu escalão da segurança social, apoiados nos 50% do passe escolar que lhes compete suportar. O conjunto dos apoios socioeducativos suprarreferidos implica, para o presente ano letivo, um investimento de cerca de 344.702,85€. estas medidas de apoio às crianças e jovens alvaiazerenses evidencia a aposta do Município na área da Educação e dá conta da sua preocupação com o integral desenvolvimento das crianças e jovens, garantindo a universalidade do acesso à educação e minorando diferenças entre os pares que decorram da sua condição socioeconómica.