Exposição Temporária - "Entre abril e maio palavra, músicas e canções"

Na comemoração dos 44 anos da revolução que pôs fim à ditadura em Portugal, o Museu Municipal de Alvaiázere e o coleccionador Élio Marques juntaram-se para apresentar esta exposição : “Entre Abril e Maio, palavras, músicas e canções” que conta com cerca de 300 discos de vinil de 33 e 45 rotações editados no período pré e pós 25 de Abril de 1974.

São discos que contam a história das lutas travadas pela liberdade no tempo do Estado Novo, muitos deles proibidos pela Censura, e a história da conquista das liberdades com a revolução do 25 de Abril de 1974. Esta exposição abarca várias áreas temáticas desde, discursos políticos, música de intervenção, hinos políticos, hinos sindicais, teatro, fado, folclore, poesia, tendo como fio condutor a Revolução dos Cravos. Muitos nomes consagrados da música portuguesa, os chamados cantautores, contribuíram com as suas canções para que acontecesse uma Revolução em Portugal. Entre tantos outros nomes, destacamos: Sérgio Godinho, José Afonso, Fausto, Manuel Freire, José Mário Branco, Padre Fanhais, Luís Cília, Pedro Barroso, Adriano Correia de Oliveira, José Barata Moura, Fernando Tordo, Carlos Mendes, José Jorge Letria, Paulo de Carvalho… Depois do 25 de Abril, além dos cantautores referenciados, muitos outros nomes e grupos músicas surgiram para cantar a revolução, entre eles, Conjuntos GAC - Vozes na Luta, Equipa, Movimento, Intróito e Outubro, Ermelinda Duarte, Luísa Basto, Marina Mota, Quim Barreiros, Samuel, Corina, Tonicha, Nara Leão e Chico Buarque (Brasil) e George Moustaki (França)… Também a grande Amália Rodrigues se associou, cantando a “Grândola Vila Morena” de José Afonso e “O Meu Amor É Marinheiros do poeta Manuel Alegre”. Além dos discos expostos marcarem uma época da música de intervenção, congratulam a liberdade, finalmente conseguida. Por outro lado, muitas das capas estão intimamente ligadas ao período da revolução do 25 de Abril de 1974, ilustrando os acontecimentos da época com diferentes qualidades gráficas ao nível do design e da impressão.