Diário da Semana da Educação - DIA 2-3-4 – 20 a 22 de março de 2018

O segundo dia da 17.ª edição da Semana da Educação começou pelas, pelas 09:30, com uma conversa entre o escritor Rui Féteira e os alunos da ETP Sicó, do CEARTE e da Universidade Sénior.

O autor apresentou a sua obra “No Húmus”, ao mesmo tempo que se trabalhou a questão da produção literária e da desconstrução do texto poético. Porque a atividade desportiva é outra vertente da iniciativa, decorreu, no Estádio Municipal, uma prova de atletismo que implicou a participação de todos os alunos do 1º CEB, tendo sido evidenciado espírito desportivo e boa disposição. Os mais pequenos, as crianças que frequentam o ensino pré-escolar, pelas 11:30, assistiram ao espetáculo teatral “A Padaria”, pelo projeto Faunas – teatro portátil. A “pequenada” foi transportada para uma padaria imaginária em que, pelos sentidos, deram corpo e forma a um cenário de aprendizagem e passagem de tradições que definem a identidade coletiva. No início da tarde teve lugar a entrega de medalhas e certificados de participação aos alunos que participaram na prova de atletismo, sendo evidente a alegria e satisfação pelos resultados alcançados numa manifestação de apreço pela superação permanente, forma de estar na vida essencial ao sucesso destas crianças. Às 14h30 e às 16h00 – ainda pelo Projeto Faunas, em duas sessões dedicadas aos alunos dos 1º e 2º CEB, foi apresentado o espetáculo “A Fiandeira”. Mais uma vez os alunos foram transportados para o imaginário coletivo em que se entretece a sua história. A Semana da Educação é uma iniciativa do Município de Alvaiázere que pretende contribuir para a formação mais completa dos alunos do concelho, oferecendo experiências culturais, lúdicas e formativas a que muitos alunos têm dificuldade em aceder, ao mesmo tempo que potencia a ligação da escola à comunidade.

DIA 3 – 21 de março de 2018

Neste terceiro dia da Semana da Educação decorreu o concurso de declamação de poesia, organizado pela Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere e que permitirá apurar os poemas a serem lidos no sarau cultural, envolvendo todos os ciclos de ensino.

Pelo meio-dia, os serviços de desporto do Município promoveram uma maratona de natação dirigida aos alunos do Ensino Secundário. Foi, mais uma vez, evidente o espírito de equipa que uma prova desta natureza implica. Regista-se, igualmente, o apoio das claques presentes

A noite continuou a ser dedicada à celebração do Dia Mundial da Poesia através da realização de uma tertúlia de Poesia, na Biblioteca Municipal de Alvaiázere, que contou com a presença de um ilustre e reconhecido poeta da nossa região: João Rasteiro. O público partilhou também alguns textos que levou consigo (da sua autoria ou de autores da sua preferência) e ao sabor e calor do chá debulharam-se momentos muito interessantes de partilha e sentidos.

DIA 4 – 22 de março de 2018

No quarto dia da Semana da Educação, o período da manhã foi dedicado à iniciativa EcoPoemas 2018, promovido pelo Agrupamento de Escolas de Alvaiázere e destinado aos alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico. Já no período da tarde, o Município de Alvaiázere promoveu uma espetáculo dedicado à palavra, à música e à expressão corporal. Todos os alunos do Ensino Secundário, da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, polo de Alvaiázere e da Universidade Sénior assistiram, assim, ao espetáculo APOCALIPSE – Fernando Pessoa e Ofélia, dinamizado pelo grupo Tal Canal. Tratou-se de um momento de cultura de inegável valor para a formação pessoal e profissional de cada um dos presentes. A Semana da Educação é uma iniciativa do Município de Alvaiázere que pretende contribuir para a formação mais completa dos alunos do concelho, oferecendo experiências culturais, lúdicas e formativas a que muitos alunos têm dificuldade em aceder, ao mesmo tempo que potencia a ligação da escola à comunidade.