236 650 600

Redes Sociais

Inauguração da Biblioteca Itinerante de Alvaiázere – BIA

A BIA (Biblioteca Itinerante de Alvaiázere) iniciou a sua viagem no ano lectivo de 1996, como um serviço cultural do município de Alvaiázere, prestado pela Biblioteca Municipal.

 Corresponde a uma preocupação de levar a cultura e a informação à população com menos mobilidade, maior isolamento e mais longínqua da sede do concelho, permitindo, assim, uma maior igualdade de acesso e apoio socioeducativo.


Até ao presente, consistiu no empréstimo, a entidades acolhedoras, de um lote de livros, jogos didácticos e material audiovisual e outros, personalizado para cada uma das entidades acolhedoras e transportado em “Caixas Amarelas”, através de um calendário anual de entregas e recolhas e descentralizando, portanto, o acesso ao livro e à leitura no nosso concelho.


A nova viatura municipal BIA é um sonho antigo da autarquia, alimentado por várias gerações e que agora se torna realidade. Sendo um serviço de proximidade, irá levar o bem-estar às comunidades mais isoladas; permitir o acesso gratuito a informação de qualidade proporcionada pelos livros e outros recursos informativos que satisfaçam as necessidades de lazer ou de trabalho; estimular o gosto pela leitura e compreensão do mundo em que vivemos junto dos munícipes de diferentes faixas etárias; possibilitar a aprendizagem das novas tecnologias da informação, bem como contribuir para a conservação, valorização e difusão do património e memória colectiva do concelho, reforçando também a identidade cultural da região.


Um espaço exíguo com um desígnio grandioso: levar a cultura de “porta em porta” e em articulação com as juntas de freguesia, associações, IPSS’s, Escolas, Hospital, ATL’s, entre outros, reduzindo distâncias e oferecendo serviços diferenciadores. Em breve, irá disponibilizar um terminal de pagamentos pelo MB/SPOT, permitir o preenchimento e entrega de formulários e requerimentos de serviços nas áreas da ação social, educação, proteção civil e saneamento, entre outras valências. Todos juntos a levar a cultura, a cuidar, a ler e a ouvir pessoas!!!


Neste tempo de pandemia, o acesso à BIA será apenas de uma pessoa de cada vez, com uso obrigatório de máscara.

 

Saídas


Dias e horários nos principais aglomerados rurais para cada freguesia:


Segunda-feira (freguesia da Pelmá) das 14h15-17h30
Terça-feira (freguesia de Pussos S. Pedro) das 10h15-12h30 e 14h15-17h30
Quarta-feira (freguesia de Alvaiázere) das 14h15-17h30
Quinta-feira (freguesia de Maças de D. Maria) – 10h15-17h30
Sexta-feira (freguesia de Almoster) – 14h15-17h30

Todos estes percursos são passíveis de serem alterados, em função das necessidades dos nossos munícipes. Brevemente serão distribuídos folhetos nas sedes das juntas de freguesia, loja do cidadão e CMA com informação mais detalhada.


Esta Biblioteca vai circular pelas nossas terras … esteja com atenção à nossa BIA e faça-nos uma visita.

Categoria:

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência online!