Junta de Freguesia de Maçãs de Dona Maria

Maçãs de Dona Maria
3250-294 Maçãs de Dona Maria

Telefone e Fax: 236 644 223

Inventário Património do Concelho de Alvaiázere - Maçãs de D. Mari  [visualizar]

macasdonamaria2013

Localização:

Entre serras e vales, encontra-se no cume da Serra de Santa Helena, um território extenso, outrora doado por D. Sancho I à sua amante D. Mª Pais Ribeiro. Falamos de Maçãs de Dona Maria, sede de freguesia, que se encontra ma margem direita da Ribeira d’ Alge, a cerca de 2 km da Estrada Nacional (Tomar/Coimbra).

Caracterização

O Topónimo é referido, pela primeira vez, numa documentação de D. Sancho I, em 1200. Em 7-4-1434, El-Rei D. Duarte concedeu ao 1º Marquês de Vila Real a prerrogativa de nomear alcaides, juízes, tabeliães… em diversos lugares, entre os quais contava Maçãs Dª Maria. Em 1614 passou para a coroa, desta transitou para a casa do Infantado (na pessoa do Infante D. Pedro) e nela se conservou até 1838. Em 31-12-1836 o concelho de Maçãs Dª Maria foi ampliado com os de Arega e Aguda (extintos nesta altura) mas em 24-10-1855 foi também por sua vez, extinto, e as três freguesias que o compunham, incorporadas no de Figueiró dos Vinhos. Em 1895 foi a freguesia de Maçãs Dª Maria anexada ao concelho de Ansião e em 13-1-1898 passou a fazer parte do concelho de Alvaiázere. Da sua antiga nobreza restam a Casa Solarenga com o brasão dos Pimenteis Teixeiras, o Pelourinho e pouco mais.

Lugares da freguesia

Alqueidão, Amieiras, Barqueiro, Barro Branco, Cabaços, Cabeças, Cabreira, Calçada, Campino, Caneiro, Carvalhal, Casais, Casal Agostinho Alves, Casal Novo, Casal dos Serralheiros, Casal de S. Neutel, Charneca, Conhal, Cumeada, Ferrarias, Fonte Galega, lagos, Lomba, Matos, Melgaz, Nexebra, Outeiro, Palheiros, Pardinheira, Pipa, Porto de S. Simão, Pereiro, Redouças, Relvas, Ribeira Velha, Serra, Soutinho, Tapada, Tojeira, Vale do Mendo, Vale do Paio, Vale do Senhor, Vale de Tábuas, Várzea, Venda Nova, Vendas de Maria, Vila, Vinha Grande.

Dados demográficos (2011)

Capela São Filipe de Neutel – Serra de São Neutel;
Capela Nossa Senhora da Conceição – Vendas de Maria;
Capela Santo Amaro.

Outros locais de interesse turísticos:
Pelourinho;
Cruzeiro Filipino;
Fonte do Pereiro;
Solar dos Pimentéis – Teixeiras;
Cemitério antigo;
Praia Fluvial – Ribeira de Alge;
Núcleo Etnográfico do Rancho Folclórico da Maçãs de Dona Maria.

Artesanato:
Cestos em verga
Moldaria e rendas

macas maria

Escudo de ouro, semeado de maçãs de vermelho folhadas de verde, com uma espada erguida, de azul realçada de prata, brocada. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro: “MAÇÃS DE D. MARIA”.

Bandeira

Esquartelada de azul e amarelo. Cordão e borlas de ouro e azul. Haste e lança de ouro.

Selo

Nos termos da Lei, com a legenda: "Junta de Freguesia de Maçãs de D. Maria - Alvaiázere".