Junta de Freguesia de Almoster

Nélia Santos Gaspar - Vogal
Manuel Nunes da Paixão - Vogal
Ricardo Simões Marques - Vogal

Morada da Junta de Freguesia de Almoster:
Rua da Igreja, nº 40
Almoster
3250-021 Almoster AVZ

Telefone: 236 651 232

Inventário Património do Concelho de Alvaiázere - Almoster [visualizar]

Localização
A freguesia de Almoster situa-se no extremo ocidental do concelho de Alvaiázere, num vale muito fértil, a cerca de dois quilómetros do rio Nabão.

mapa almoster

Caracterização
Entre 1895 e 1898, Almoster revela uma certa importância populacional, como se pode vrificar através dos recenseamentos efectuados no nosso país, no entanto, a partir dos meados de 1900, a população sofreu um decréscimo, que se reflectiu na economia local.
Através do topónimo principal desta freguesia, verifica-se a presença inequívoca dos árabes, vários autores referem a orige, do nome Almoster, vem de "Almonasterium" ou "Almosterio", que significa mosteiro.
Almoster é uma povoação muito antiga, perdendo-se no tempo a história da sua fundação.

Lugares da freguesia
Aldeia Nova, Almoster, Ariques, Bemposta, Bouxinhas, Candal, Casal de Além, Casal do Mouco, Casal Novo, Casal da Rainha, Castelejo, Dedona, Fojo, Galiota, Macieira, Mouta, Murtal, Outeiro das Pontes, Pechins, Ponte Nova, Ponte Velha, Quinta dos Ciprestes, Romila, Santa Cruz, Santiago, Vale da Couda.

Dados Demográficos (2011):
Densidade populacional: 26,08 hab/km2
População residente: 674 habitantes

Actividades económicas: Agricultura; Apicultura; Olivicultura; Serração de madeiras; Lagares de azeite; Pequeno comércio.

Feiras
Mensal – dia 23 de cada mês;
Anual – 23 de Abril;

Festas e Romarias
Sagrado Coração de Jesus – penúltimo Domingo de Agosto;
Nossa Senhora da Conceição – 8 de Dezembro;
Festas de Santo André – último Domingo de Dezembro.

Igreja e Capelas
Igreja matriz São Salvador (Padroeiro);
Capela São Tiago – Ariques;
Capela Santo André – Candal;
Capela Nossa Senhora da Conceição – Ponte Nova.
Igreja Velha – Almoster;

Outros locais de interesse turísticos
Aldeia de Ariques.

Artesanato
Cestaria em verga;
Albardas e molins;
Construção de carroças.

almoster

Escudo de ouro, pinheiro resineiro arrancado e folhado de verde, frutado de vermelho, com dois vasos do mesmo aparando resina de ouro, entre duas mós de moinho azul furadas do campo; em chefe duas abelhas de negro. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “ALMOSTER – ALVAIÁZERE”.

Bandeira

bandeira almoster

Verde, cordão e borlas de ouro verde. Haste e lança de ouro.

Selo

selo amoster

Nos termos da lei, com a legenda: “Junta de Freguesia de Almoster – Alvaiázere”.