Diário do Alvaiázere Capital do Chícharo 12/10/2019

VÍDEO RESUMO DE 12/10/2019

DIA 12 DE OUTUBRO

O Alvaiázere Capital do Chícharo também tem desporto na sua programação. Logo pela manhã, centenas de crianças e respetivas famílias, marcaram presença na segunda edição do torneio Al-Bayazira Youth Cup, numa organização conjunta da Escola de Futebol do Benfica de Alvaiázere e do Grupo Desportivo de Alvaiázere, com o apoio do Município de Alvaiázere.

Pelas 10:00, reabriram as mostras de produtos regionais, a mostra económica e a mostra de artesanato, enquanto que nas tasquinhas, estrugiam cebolas alhos e afins, para preparar o almoço que registou enorme afluência.

Afluência de muitos portugueses e estrangeiros também, alguns notáveis de “coisas de chícharo”. Alvaiázere recebeu a visita do Professor Doutor Fernand Lambein, da Universidade de Ghent, na Bélgica, um solenidade académica no que respeita à investigação sobre determinadas características da leguminosa, e que quis vir conhecer a Capital (Internacional?!) do Chícharo.

No recinto, a animação foi intensa. Música com os “Amigos da Gaita”, e entretenimento com atividades circenses. Mas o centro de atenções foi o programa da TVI “Juntos em Festa”, que transmitiu o Chícharo para o Mundo e que contou, entre muitos artistas, com a participação do Alvaiazerense “Lorenzo”!

A tarde foi ainda complementada com muitos outros motivos de interesse.

Porque com o Alvaiázere Capital do Chícharo pretende-se promover o nosso património, na Biblioteca Municipal decorreu a apresentação do livro “Roteiros de Património Cultural e Natural – Sicó, Lugares Notáveis do Património”, de Carlos Silva. Também durante a tarde, foram promovidas visitas guiadas ao património do concelho, revelando curiosidades que tornam o nosso território único e motivo de visita. No “Espaço Artes”, no recinto do certame, artistas do concelho demonstravam e ensinavam a sua arte. E para quem quis conhecer Alvaiázere de outra forma, houve também a oportunidade de percorrer as vilas da sede de concelho, em charrete.

O “Chícharo” é também sinónimo de dinâmica empresarial. E por isso, a Associação de Desenvolvimento Integrado de Alvaiázere – ADECA, promoveu, pelas 19:30, a mesa redonda subordinada ao tema “O impacto da economia circular no desenvolvimento sustentável”, que contou com a participação de Bárbara Carvalho (Partner, Territórios Criativos), de Rui Barreira (coordenador da Associação Natureza Portugal), e de Miguel Leitão (Greenworld), moderada por Luís Matos Martins (CEO, Territórios Criativos).

Já se tinha referido que o “Chícharo” é animação…?! Pois é: ao início da noite, o recinto contou com o espetáculo de fogo “Cusquices e calhandrices na terra do chícharo”.

Jantar comido, iguarias degustadas, vamos à música, que hoje contou com o concerto dos “Birds are indie” e de “Pedro Abrunhosa “: uma muito bem-vinda multidão de festivaleiros, que não arredaram pé do recinto, para ver, ouvir e cantar músicas que já entraram para a história da nossa música.

Mas a noite ainda agora havia começado, e prosseguiu com a atuação dos “The Fucking Bastards”, que deu mote para que ninguém arredasse pé. E foram muitos os que assim cumpriram, e ficaram, em plena diversão no recinto do “Chícharo” até o novo dia amanhecer.