Fim de semana com muita cultura

Já entrados na época natalícia, no último fim de semana registaram-se dois notáveis eventos culturais decorridos no concelho de Alvaiázere.

No sábado, dia 9 de dezembro, pelas 21:00, teve lugar na Igreja Paroquial de Almoster o espetáculo “Recriação de Cantares de Natal”, que contou com a participação de três grupos etnográficos, nomeadamente, o Rancho Folclórico da Freguesia de Pussos (Alvaiázere), o Grupo Folclórico Vale do Lis (Leiria) e o Rancho Folclórico Os Moleiros da Ribeira (Ourém).

Houve assim oportunidade de se apresentaram melodias tradicionais dos locais de origem de cada um dos ranchos folclóricos participantes. No final do espetáculo musical, promoveu-se uma mostra gastronómica de iguarias de época de natal, características das regiões de cada um dos grupos. Perpetuaram-se, assim, tradições e fomentou-se, promoveu-se e valorizou-se a cultura identitária da região onde se insere o concelho de Alvaiázere.

No domingo foi vez de subir ao palco do auditório da Casa Municipal da Cultura de Alvaiázere o “comPassos de Dança”, um espetáculo eclético, que juntou musica e dança. Participaram o Coral Alva Canto, de Alvaiázere, a Banda da Sociedade Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília e alunos da Escola de Dança Diogo de Carvalho, de Leiria, instituição que tem também representação neste concelho, através de protocolo com o Grupo Desportivo de Alvaiázere. Um evento que marca pela diferença, por juntar a voz do coro, à maestria dos músicos da banda e à arte da dança.

Os eventos, que permitem reforçar a notoriedade do concelho, promover a identidade, a cultura e o património de Alvaiázere foram promovidos pelo Município e pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, integrados na programação da “Região de Leiria - Rede Cultural”, operação financiada pelo Programa Operacional Regional do Centro.

O próximo espetáculo, “Encontros de Música Tradicional Portuguesa”, terá lugar no próximo dia 17 de dezembro, pelas 15:00, em Cabaços, e está integrado na Feira de Produtos da Terra. Fica o convite para vir ao concelho de Alvaiázere fazer algumas compras de natal e assistir a um espetáculo que, garantidamente, trará boa musica e muita animação.