Município promove atividades educativas gratuitas no Museu Municipal

Os serviços educativos do Museu Municipal de Alvaiázere (MMA) deram início, a 10 de Outubro, ao programa de atividades estabelecido para o primeiro trimestre do presente ano letivo, dinamizando o atelier "Estou a começar a ouvir e a contar" - Uma aventura com o linho.

As crianças das várias salas do ensino pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere, ao longo da semana e durante uma hora, assistiram, com a curiosidade inerente à idade, à explicação do ciclo do linho (as diferentes fases do processo, as técnicas e utensílios utilizados até à obtenção do produto final – o pano de Linho).

Por forma a concretizar uma das primeiras fases por que passa o linho, as crianças (com idades compreendidas entre os 3 e 5 anos), aventuraram-se, de forma entusiasta, no processo da sementeira do linho na pequena quintinha existente no exterior do MMA.

Nesta primeira fase do plano, os ateliers desenvolvidos visaram promover e estimular os valores de cidadania, de valorização da comunidade e do seu património cultural, proporcionando a ligação das crianças às tradições e ofícios outrora presentes no quotidiano das pessoas, e que para eles são desconhecidas.