Boas contas do Município de Alvaiázere permitem suspensão das obrigações do PAEL

O Município de Alvaiázere aderiu ao Plano de Apoio à Economia Local (PAEL) em 2012, tendo a adesão a este programa permitido, à época, liquidar dívida a fornecedores, grande parte dos quais do concelho de Alvaiázere, e, com esta medida, aliviar a tesouraria das empresas com atividade no território. Em contrapartida o Município viu-se obrigado a cumprir um plano de ajustamento financeiro, que limitou a autonomia da ação da Câmara Municipal, no quadro das suas competências.

Devido à gestão financeira rigorosa do executivo camarário presidido por Célia Marques e ao cumprimento do limite de dívida evidenciado no ano de 2016, o governo, através de despacho conjunto do Secretário de Estado de Estado das Autarquias Locais e do Secretário de Estado do Tesouro, veio suspender a aplicação do plano de ajustamento financeiro e das suas obrigações, para o Município de Alvaiázere.

A acrescer a este reconhecimento, também no final do mês de julho a Ordem dos Contabilistas Certificados publicou mais uma edição do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, onde se evidencia que o Município de Alvaiázere é o oitavo, a nível nacional, com maior equilíbrio orçamental.

Estes factos constituem evidências dos bons resultados da gestão financeira que está a ser prosseguida. O rigor na utilização dos recursos públicos é, pois, fundamental para a sustentabilidade da atividade autárquica, para garantir o acesso ao financiamento comunitário e a possibilidade da Câmara Municipal levar a cabo os investimentos previstos, necessários para o desenvolvimento social e económico do concelho.