Diário do “Alvaiázere Capital do Chícharo"

37.ª FAFIPA e 15.º Festival Gastronómico

DIA 13 de junho

Pelas 10:30, o recinto reganhou vida, com a abertura da mostra de produtos regionais, económica, de artesanato e pecuária. Servido o almoço, onde o Chícharo brilhou, na Casa Municipal da Cultura, pelas 15 horas, decorreram as Cerimónias do Dia do Concelho, cuja Sessão Solene foi presidida pelo Presidente da Entidade Turismo Centro de Portugal, Dr. Pedro Machado.

O Presidente da Assembleia Municipal abriu a sessão, dando nota da capacidade de atração de visitantes que o “Alvaiázere Capital do Chícharo” tem experimentado de ano para ano, o que se constitui como uma prova da própria dinâmica do executivo, nos diversos domínios da sua intervenção.

Seguiu-se a entrega dos prémios do concurso de expositores, promovido pela ADECA – Associação de Desenvolvimento Integrado de Alvaiázere. Na mostra económica, foi premiada a Gráfica Simões. Na mostra de produtos, a produtora de queijo, Catarina Rodrigues.

Também a Confraria do Chícharo promoveu um concurso, desta feita, com o intuito de premiar as três tasquinhas melhor decoradas. A terceira classificada foi a tasquinha do Rancho Folclórico da Freguesia de Pussos, em segundo lugar ficou a Associação casa do Povo de Maçãs de Dona Maria e, em primeiro lugar, a Associação Social, Cultural e Recreativa de Almoster.

Seguidamente, procedeu-se à apresentação de dois projectos no âmbito do sector do turismo, que estão a ser desenvolvidos pelo Município. O primeiro consiste na implementação de tecnologia de realidade aumentada, nos pontos de interesse e instrumentos de divulgação turística do Município. O outro consistiu na apresentação de um vídeo promocional do concelho, que fez arrepiar de emoção todos os presentes.

Pedro Machado, na sua intervenção, enalteceu o trabalho que o executivo tem levado a cabo no sector do turismo, dando nota que, com estes projectos, a autarquia está na linha da frente da promoção turística, um sector extremamente relevante para a economia local.

A sessão foi ainda marcada por homenagens a Alvaiazerenses. João Castelão foi homenageado com a Medalha do Concelho, pelo mérito inequívoco do seu percurso desportivo, enquanto cavaleiro da disciplina hípica de dressage, tendo-se já sagrado campeão nacional e ibérico.

Maria Manuela Marques Carvalho Joaquim foi agraciada com a Medalha Municipal de Serviço Público, pelos seus 25 anos ao serviço da população, enquanto funcionária da Câmara Municipal de Alvaiázere.

O momento alto da tarde e, por ventura, o mais emocionante, consistiu na atribuição da Medalha Municipal de Mérito, a título póstumo, ao Sr. Professor José Augusto Martins Rangel, pelo excepcional percurso ao serviço da comunidade Alvaiazerense.

Célia Marques, na intervenção que se sucedeu, apelou à mobilização de todos os Alvaiazerenses, no propósito comum de contribuírem para o desenvolvimento do concelho, dando nota de que faz e fará o seu melhor com esse objectivo, assumindo-se como uma “sonhadora e fazedora”.

Finda a Sessão Solene, que encheu o auditório da Casa da Cultura, pelas 19:00, teve lugar a tradicional Missa de Santo António, na Capela com o nome do Santo localizada na vila de Alvaiázere, que, este ano, foi concelebrada por Dom Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra.
Pelas 20:30, deu-se o momento que a posterioridade não vai esquecer: o recinto do Alvaiázere Capital do Chícharo acolheu a presença de Sua Excelência, o Presidente da República, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa. A multidão que acorreu ao certame foi assim brindada pela simpatia genuína da primeira figura da nação, que fez questão de jantar na Tenda das Tasquinhas, na companhia dos muitos que quiseram saborear o Rei Chícharo.

Para terminar com “chave de ouro”, a fadista da nova geração Raquel Tavares, subiu ao palco principal, encantando os milhares que, neste último dia, acorreram ao Alvaiázere Capital do Chícharo, evento que congrega a 37.ª FAFIPA e o 15.º Festival Gastronómico.