236 650 600

Redes Sociais

Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) do Concelho de Alvaiázere Aprovado

Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI)  do Concelho de Alvaiázere Aprovado

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) acaba de aprovar o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) de Alvaiázere, elaborado pelo Gabinete Técnico Florestal do Município, em apoio à Comissão Municipal de Defesa da Floresta.

Com um período de vigência de cinco anos, contados a partir do dia 4 de Abril, data de aprovação pelo ICNF. O PMDFCI do concelho de Alvaiázere tem como objetivo operacionalizar ao nível local e municipal as normas contidas na legislação Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI), em especial no Decreto-Lei n.º 124/2006 de 28 de Junho e legislação complementar, no Plano Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios (PNDFCI), nos Planos Regionais de Ordenamento Florestal (PROF) e Planos Distritais de Defesa da Floresta contra Incêndios (PDDFCI).

Trata-se de um instrumento orientador e de planeamento composto por dois cadernos que abrangem a informação de base, no qual consta a caracterização do Concelho em termos de parâmetros edafo-climáticos, demográficos, ocupação do solo e histórico de incêndios florestais e onde se identificam e parametrizam as várias infraestruturas de defesa da floresta. O plano estabelece também o respetivo planeamento, em cinco eixos estratégicos, que visam o aumento da resiliência do território aos incêndios florestais, a redução da incidência dos incêndios, a melhoria da eficácia do ataque e da gestão dos incêndios, a recuperação e reabilitação dos ecossistemas, como também a adoção de uma estrutura orgânica funcional e eficaz.

O PMDFCI possui um caráter dinâmico e evolutivo, pelo que, o conhecimento e reconhecimento das realidades e contextos do município devem ser refletidos ao longo do tempo.

 

Categoria:

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência online!