MB em Movimento - Mês de Março “Sabedoria popular – as sementeiras”

Na semana de 20 a 24 de Março o Museu Municipal de Alvaiázere recebeu as várias IPSS´S do concelho e um lar privado (Centro de Dia de Pussos, Solar de Vendas de Maria, ASCRA – Almoster, STª Casa Misericórdia de Alvaiázere e a Casa do Povo Maças de Dona Maria), para mais um atelier de educação patrimonial não-formal, em torno da peça do mês.

MB em Movimento - Mês de Março “Sabedoria popular – as sementeiras”

A peça escolhida para o mês de março, período em que usualmente se fazem as sementeiras, foi um utensílio agrícola denominado de grade.

A atividade consistiu numa conversa em torno do referido utensílio, das sementeiras características do concelho de Alvaiázere, das vivências de cada utente (no período das sementeiras), entre outras curiosidades. Também foi abordado o tipo de procedimentos a ter para que a peça em causa se mantenha em bom estado de conservação ao longo dos tempos.

Estes ateliers têm como objetivo a partilha da memória coletiva da população do Concelho, assim como a promoção do envelhecimento ativo, uma das vertentes da política de ação social do Município de Alvaiázere.