Município de Alvaiázere baixa taxa de IMI

Os órgãos Municipais do Município de Alvaiázere aprovaram uma descida da taxa de IMI. A taxa baixa, assim, dos 0,4%, para os 0,35%.

cm imi 530px

Para além desta descida, os proprietários do concelho de Alvaiázere podem ainda beneficiar de um conjunto de outras minorações do imposto.

Foi estabelecido um desconto de €20,00 anual para os agregados familiares com um dependente a cargo, de €40,00 para agregados com dois dependentes e de €70,00 para famílias com três ou mais dependentes a cargo.

Como forma de potenciar a reabilitação do parque imóvel do concelho os órgãos municipais aprovaram conceder uma minoração da taxa de IMI em 30%, para os prédios que tenham sido intervencionados nos últimos dez anos. Esta medida de incentivo à requalificação de imóveis devolutos ou em estado de degradação é complementada por uma majoração da taxa de IMI em 15%, para os prédios que se encontrem nesta situação.

Com o intuito de estimular o mercado de arrendamento no concelho, aumentar a respetiva oferta e, com este movimento, possibilitar uma descida dos valores de mercado, foi aprovada uma minoração da taxa em 20% para os imóveis que se encontram arrendados. Este benefício pode ser acumulado com o anterior. Ou seja, uma habitação que seja reabilitada e arrendada verá a respetiva taxa será reduzida para metade da taxa normal quem, por si só, já é mais baixa do que no ano anterior.

A diminuição do IMI e a instituição de benefícios fiscais só é possível pelo esforço que a Câmara Municipal tem levado a cabo nos últimos meses para robustecer as suas contas e está enquadrada na estratégia do executivo em oferecer aos cidadãos condições favoráveis à sua fixação no concelho e vem em linha com outras medidas recentemente implementadas, como a diminuição das taxas urbanísticas.