Bombeiros de Alvaiázere celebram 80º aniversário

Celebrou-se, no passado dia 8 de março, o 80º aniversário dos Bombeiros de Alvaiázere. Este número redondo foi celebrado pelos 82 bombeiros do corpo ativo e pelos órgãos sociais da Associação Humanitária, sendo que toda a corporação, dirigentes e população uniram-se para celebrar o aniversário com o tradicional programa de festividades.

Pelas 8h30 realizou-se a formatura geral, seguida do hastear da bandeira com Guarda de Honra, meia hora depois. Posteriormente foi apresentada a capacidade humana e material de que os Bombeiros Voluntários dispõem, através da realização de dois desfiles que decorreram na vila de Alvaiázere. Entre esses mesmos horários celebrou-se também a missa e, depois, uma romagem ao cemitério em memória dos bombeiros já falecidos.

A meio da manhã foi feita a recepção às entidades convidadas para a sessão solene de aniversário, que decorreu no quartel, e que contou com a presença do comandante nacional, brigadeiro-general Duarte da Costa.

A cerimónia, propriamente dita, de celebração do 80º aniversário o dos Bombeiros de Alvaiázere, teve início às 12h45, durante a qual se realizaram os habituais discursos, condecorações e a bênção de uma viatura.

A Presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, a Arquiteta Célia Margarida Gomes Marques, referiu, durante o seu discurso, que o corpo dos bombeiros são “uma escola de valores”, realçando que estes, durante os últimos 80 anos de serviço, têm servido, protegido e prestado “auxílio a quem necessita e sido uma garantia de segurança e protecção da população”.

Célia Marques também considera que o Município de Alvaiázere tem procurado estabelecer uma relação “estreita” de cooperação com os bombeiros, referindo que ambos são “aliados na defesa e promoção do bem estar da comunidade” e defende que esta “parceria deve continuar a crescer” no futuro.

Ainda durante a sua intervenção, a Presidente do Município de Alvaiázere mencionou o tema dos incêndios, afirmando que os bombeiros trabalham em conjunto com a autarquia para debelar essa “praga”, referindo que a Comunidade Intermunicipal da Leiria desenvolveu um sistema integrado de vídeo vigilância e detecção automática para a prevenção de incêndios florestais que está em funcionamento desde 2018 – um projecto que teve um investimento total de 750.000€ com a comparticipação comunitária de 85%, em que os restantes 15% foram suportados pelos orçamentos dos municípios.

Também, Mário Bruno Gomes, comandante dos bombeiros de Alvaiázere, realizou o habitual discurso, considerando que estes 80 anos de história “são [anos] de trabalho em prol da população, a dignificar o nome do concelho de Alvaiázere e a garantir a segurança nos cidadãos”.

Durante a condecoração de 15 bombeiros, Mário Bruno Gomes destacou que este era “um momento de grande emoção para todos e que distingue quem tanto deu e dá a esta causa”, destacando que o quartel, recentemente renovado, “reúne excelentes condições para garantir o bem-estar dos bombeiros.

Fotos: Hélder Rocha (Diário de Leiria)